Figuras de Linguagem

Figuras de Linguagem são formas de transmitir nossas mensagens com mais expressividade. Existem mais de 40 figuras na língua portuguesa, mas vamos abordar apenas 3 das figuras de linguagem que são muito cobradas nas provas de concurso, algumas das figuras de pensamento.

Ironia

Caracteriza-se por querer dizer o oposto do que realmente é dito no enunciado. É um recurso muito usado na literatura e é preciso ter atenção para o seu uso, pois pode passar despercebido na leitura.
Ex: Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga – Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu.

Antítese

Uso de palavras opostas em um mesmo enunciado, gerando um efeito de intensificação de sentidos pelo contraste estabelecido. Também pode ocorrer na linguagem não verbal, principalmente artística e publicitária.

Ex: Ela está entre a vida e a morte. É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários.

Paradoxo

Enunciado construído de modo a gerar oposição de ideias, estabelecendo um discurso aparentemente sem nexo. É comum ser confundido com a antítese, então, é necessário muita atenção.

Ex: Estamos vivendo uma guerra pacífica. O paradoxo ocorre na oposição das palavras “guerra” e pacífica”.

COMPARTILHE

Postagens Recentes