Deodoro da Fonseca foi o presidente que deu início ao período da
primeira república e, no post de hoje, trouxemos um pouco mais sobre sua trajetória.
Marechal Deodoro da Fonseca nasceu em Alagoas em 1827, em uma família de nove irmãos, todos militares. Aos 16 anos matriculou-se em uma escola militar do Rio de Janeiro, cinco anos mais tarde participou de sua primeira ação militar, a revolução praieira.
Em 1889, apesar da intensa propaganda pela República, a ideia de mudança de regime político ainda não empolgava a população nas eleições, poucos republicanos eram escolhidos pelo parlamento. Os cabeças do movimento resolveram então arquitetar um golpe militar, mas precisavam de um líder carismático para validar o ato. Assim, aproximaram-se de Deodoro da Fonseca.
Deodoro convenceu-se a investir contra o governo imperial, na manhã do dia 15 de novembro de 1889, reuniu um batalhão e seguiu para o quartel general do exército, no campo de Santana, no Ministério da Guerra. Depôs todo o gabinete de Ouro Preto mesmo doente foi até o centro da cidade, onde o povo já se aglomerava, estava solenemente proclamada a república do Brasil. No mesmo dia foi constituído o governo provisório, em que Marechal Deodoro assumiu o poder.